terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sondagem 2

Esta aberta mais uma sondagem no “Inspector Elvense”, sendo desta vez colocada a questão mais em voga neste momento.
Não é um tema que tenha surgido recentemente, pelo contrário! Ano após ano, verifica-se sempre o mesmo debate. Sendo que inclusive no ano passado, foi dito pelo presidente da autarquia que o local do carnaval 2009 teria que mudar. Esta mudança não se verificou, no entanto parece cada vez mais certa a necessidade de tomar partido de uma das opções, para se poder de uma vez por todas apostar em força e com bases certas no Carnaval de Elvas.
Pois de ambos os lados, os argumentos parecem coincidir nesse mesmo ponto, a de existir a necessidade de que o carnaval crie uma imagem de marca e a fomente para o concelho aproveitar o mesmo carnaval.
Nada mais simples de responder meus caros, ou sendo a favor da continuação do carnaval no centro histórico ou na cidade jardim, não deixe de participar nesta sondagem.
Vamos procurar esclarecer esta questão de uma vez por todas!

5 comentários:

Jed Dickens disse...

eu sinceramente não gosto nada de carnaval! a votação ficou acente!

Scottish disse...

Acho que a zona da Avenida da Piedade seria o local ideal. Tem o espaço necessário para os grupos e comparsas poderem esplanar todo o trabalho desenvolvido durante meses de treino.
No entanto, e já que se tem falado do centro histórico, ao retirar o carnaval da zona intra-muros, damos mais um passo para "desanimar" esta zona de Elvas.
Abraço

Xavier de Sousa disse...

O CARNAVAL tem que ser nosso!

Com mais ou menos defeitos do que os outros, com mais ou menos divulgação que os outros, a verdade é que cada vez mais o Carnaval Internacional de Elvas é dos elvenses e das instituições locais (sejam elas Juntas de Freguesia, Sociedades Recreativas ou Associações)!
Contudo não devemos menosprezar a prestação das comparsas espanholas que ao longo da última década nos fizeram crescer como Carnaval, pela sonoridade, pelos trajes e coreografias e pela alegria que transbordam por onde passam! Realço negativamente, e ao que julgo saber por motivos de coincidência, que os grupos espanhóis estão a trazer menos elementos do que o habitual mas no entanto a verba que lhes está atribuída duvido que tenha diminuído... Digo por questão de coincidência pois esses mesmos grupos ou estão divididos para participaram noutras festividades ou então encontram-se de"ressaca" pelos andamentos de dias anteriores!!! Que participem mas com a dignidade e empenho que nós empregamos!
Quanto ao espaço, sendo repensado ou mantendo o actual, acho que não nos estamos ainda a preocupar muito com o público! É verdade que ainda não cobramos bilhete com os ditos maiores, no entanto poderíamos tentar encaixar durante o percurso algumas bancadas, bancos ou cadeiras para que o público se sinta confortável durante as mais de duas horas que dura o desfile. Já em relação aos comerciantes, poderão sempre nestes dias promover uma venda mais ambulante e menos estática, indo de encontro aos clientes e não esperar que estes lhes entrem pela porta dentro.
Quanto aos possíveis Prémios, acho que deveriam ser mais simbólicos e variados abrangendo Traje, Coreografia, Porta Estandarte/Bandeira, Sonoridade e Trapalhões! Se bem que a concorrência entre alguns grupos vai deixando de ser saudável, estes prémios poderiam vir a desencadear ainda mais polémica e não é isso que se pretende, por isso afirmo o facto de serem apenas simbólicos e abrangentes, e por mim falo: apesar de ter participado num dos grupos mais pequenos (SOCIEDADE RECREATIVA 1º DEZEMBRO) tentámos marcar a diferença naquilo que somo bons A MÚSICA e com as nossas limitações demonstrar o máximo de organização! Acredito que a próxima edição poderá correr de forma diferente, assim espero e para isso iremos trabalhar!

PARABÉNS A TODA A ORGANIZAÇÃO E ATÉ PARA O ANO!

Xavier Sousa

Sr Inspector Elvense disse...

Caro Xavier de Sousa,
Não poderia ter escrito melhor!
O meu voto de agrado pelas ideias que deixou. E desde ja os meus parabens a sociedade onde desfilou, pelo vosso trabalho e desempenho!

Anónimo disse...

muita e certa a verdade do Xavier, quando vi o desfile comentei com quem me rodava com a seguinte expressão: "os unicos que se apanhavam eram os de Varche, mas os da azevia passaram as marcas", não quero criticar pela negativa as outras associações mas o certo é que se querem fazer as coisas com o minimo de condições que o façam com algum empenho, desempenhem coreografias no minimo orientadas que o ritmo seja audivel e não cada um para seu lado, Xavier os meus sinceros parabéns porque senao fossem voces e repito "os de varche" (no bom sentido) este carvanal estava longe de ser carnaval