terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Engenheiros a mais

Todos nos devemos congratular pelo excelente jardim municipal que Elvas dispõe, pessoalmente penso que é um dos pontos mais bonitos da cidade.
A sua recuperação foi uma excelente aposta da parte da autarquia. Esta mesma recuperação foi feita em fases diversas, sendo a última, a que teve lugar na parte que entendia o mini-golf e o tanque. O resultado final, não se assemelha em nada aquilo que esperava, sendo aquele espaço completamente remodelado de uma outra forma.
Passa aquela zona a dispor de um parque de merendas, e existindo agora um pequeno campo sintético no local do antigo tanque. Um resultado final muito interessante, não fosse mais uma vez a questão do dinamismo (ou melhor, da falta dele).
Merendas e piqueniques nunca ali vi, já vi foi crianças sem acompanhamento de alguém responsável a tentar subir aquele bloco destinado a ser escalado e a caírem redondas no chão! Que felizmente esta (e bem!) preparado para tal.
Outra coisa que vi foi o campo ser destinado apenas á utilização de crianças menores de 12 anos… Porque? Não sei, alguém entendeu que se alguns jovens que não podem jogar noutro lado quiserem ali jogar, não podem!
Explicação?.. aparentemente e segundo o que pude constatar junto de um senhor que se apresentou como “Eng. Gama”, e que se auto-proclamou como “chefe e responsável da Câmara municipal” a placa que impede alguém com mais de 12 anos ali jogar é uma “parvoíce”! No entanto foi esse mesmo senhor que não soube ir falar com os jovens que ali jogavam, enviando um senhor que trabalha no jardim e que seguramente de todas as suas funções, nenhuma delas passa por policiar!
Falta de coragem do senhor Gama? Ou vontade de exibir o seu (aparente) poder junto dos funcionários do jardim, e dos seus amigos que tomavam copos de whisky no restaurante “flor do jardim”? Realmente não sei, talvez tenha sido um poço de ambas.
Mal senhor Gama, muito mal… se tanto poder tem, porque envia os outros a falar com o presidente para que este permita ali jogar maiores de 12? Porque não falou directamente com as pessoas e assume sua responsabilidade, usufruindo do aparente poder que dispõe?
Isso ficara por responder, ate porque se estivéssemos a falar de ciganos certamente já não faria mal, já não iria ninguém a incomoda-los!
Eu pessoalmente posso compreender que aquilo seja para menores de idade. Mas nesse caso, sou obrigado a pedir que se criem então as mesmas condições para os maiores de idade, ou que o polidesportivo do jardim seja aberto para quem lá requerer jogar!
É mais um pequeno exemplo daquilo que temos em Elvas, jovens com vontade de usufruir das condições que são criadas sem poderem, e gente que não usa seu poder para ajudar, mas pelo contrario, abusa desse mesmo poder.
A meu ver, esta cidade, assim como este Pais, tem engenheiros e doutores a mais, e pessoas com vontade de trabalhar e ajudar a menos!

Sem comentários: