segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Desigualdades

Todos conheçemos o famoso "rendimento social de reinserção", implementado há mais de 11 anos pelo Governo socialista de António Guterres. Então era conhecido como "rendimento minimo garantido".
Pretendia-se suprimir situações declaradas como graves carências familiares, sendo uma medida que ajudaria à inserção social e professional dos beneficiários.
Uma excelente ideia, que a meu ver, como tantas outras no nosso pais acaba por ser mal aplicada, desenbocando em problemas de indole social, administrativa e económica!
Todos os anos se verifica o aumento dos mesmos subsidios, carregando mais o estado, que é o mesmo que dizer "os contribuintes".
Curiosamente (ou não), tambem o desemprego aumenta todos os anos..
Ora bem, eu nunca fui muito dado a matemática, mas é facil de fazer as contas..
Imaginemos então..
Se existem 10 pessoas, e dentro de essas 10 pessoas; 2 são jovens, 3 são idosos e 5 são adultos. Podemos concluir que os 5 adultos se trabalhadores, podem suprimir as necessidades dos outros 5 (estudantes e pensionistas) e a balança esta equilibrada.
Mas o problema surge quando dos 5 adultos, apenas 2 trabalham e outros 3 não.
É ai que a balança se desnivela e surge a DESIGUALDADE.
Obvio que nos tempos que correm, os empregos não estão a dobrar da esquina, mas não é por isso que deixa de haver trabalho para fazer!
Por isso gostaria que um dia se promove-se o "TRABALHO MINIMO GARANTIDO"!
Isso sim a meu ver seria uma medida que visaria implementar justiça social!
Porque é injusto andarem alguns individuos a descontarem durante muitos anos e terem muitas vezes uma misero vencimento mensal para que por sua vez, existam uns (cada vez mais) que passem a vida a receber os dividendos do trabalho que não fazem nem prestam a comunidade!
É insultuoso e degradante chegar aos correios e ver aquelas ordas de gente receber aquele dinheiro e ainda cuspir em cima de quem para eles "trabalha".
É por estas e outras que temos um pais de merda.

8 comentários:

Anónimo disse...

É por textos ignorantes como o seu que este é um país de merda.

Anónimo disse...

E que tal se fosse
"O FIM DA GALINHA DOS OVOS DE OURO"
...que de tanto que cortaram na ração a galinha foi definhando pondo ovos cada vez mais tarde até que de tanto lhe apertarem o papo deixou simplesmente de os pôr e que continuando assim acabará por deixar de os pôr definitivamente e sim ai finalmente virá o holocausto...
Pois, a realidade é que simplesmente todos aqueles políticos , empresários e donos do dinheiro que de há vinte anos "pelo menos" até hoje deram uma reviravolta nas ideias politicas e económicas com que regiam e regem a humanidade, que nos enganaram, enganam e continuam a enganar, que não souberam nem sabem gerir Países mas que continuam agarrados ao dinheiro, ao poder e á corrupção, todos aqueles políticos , empresários e donos do dinheiro que só nos souberam conduzir para a miséria como Terceiros Mundistas em que já éramos e mais nos tornámos de tão cegos e miseráveis que eles são ...
... sim cegos e miseráveis que não viram ainda que a massa assalariada que é a esmagadora maioria de todos nós é que produz o equilíbrio económico e que se miserável é o salário , miseráveis são as compras, e se as compras são miseráveis quem vende pouco ganha, e se quem vende pouco ganha, quem fabrica pouco escoa, e que se quem fabrica não escoa de que lhe serve a fábrica, e que finalmente irá concluir de que lhe serviu a gula de pagar salários miseráveis se agora têm muito dinheiro mas o mesmo só lhes servirá para alimentar a gula comprando empresas falidas...
...será que esses políticos no poder, empresários e donos do dinheiro pensarão nos seus netos, bisnetos e vindouros ???
Não, só pensam no PODER E NA GULA DO DINHEIRO E EM MAIS COISAS que por agora não direi !!!

Três horas da manhã disse...

Existem situações e situações, algumas de sucesso outras nem por isso. Urge fiscalizar acima de tudo, para que alguns não andem a mamar!

Xavier de Sousa disse...

"No entanto, e aqui sim em forma de sugestão, penso que está na hora do órgão de gestão local deixar de caçar pelos elvenses mas sim ensinar a caçar! O que quero dizer com isto, é que graças à entidade referida ainda conseguimos ter alguns licenciados empregados no concelho (senão é que a desgraça era maior) e ao dispor da mesma, não será já altura de os utilizar como ferramentas junto das PME's, junto das Associações de todo e qualquer tipo, junto da "nata" empresarial nacional exercendo pressões para criação de postos de emprego em Elvas?
Estes são pequenos exemplos na minha simples e humilde óptica, que certamente poderiam deixar de pesar na carteira da C.M.E. (que se conseguiu organizar nestes anos) e que poderiam ser captados a outras carteiras...(Programas Europeus, investimentos privados, etc...) canalizando esses recursos para outras questões de necessidade máxima!"

in "elvasmelhor.blogspot.com"

Questão que ainda ninguém me respondeu...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Peço desculpa, pois votei PS.

Anónimo disse...

"trabalho minimo garantido?!"
Equem quer trabalhar?.. habituadas que estão as pessoas aos bons tachos

Anónimo disse...

No minimo... um ponto de vista interessante e representativo do que muitos pensam.
Incluido eu!
Ass. Diogo

Anónimo disse...

Pobres de nós que temos de ser governados por quem permite isto em nome da falsa "democracia"!