quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sondagem 1

Que melhor forma de começar este blogue, se não a de confrontar de imediato os meus leitores com uma questão pertinente através da "Sondagem 1" com a pergunta..
"O que precisa o concelho de Elvas com urgência?"
Pois é caros leitores.. questões politicas, sociais, económicas e geograficas se levantam entre outras como possiveis causas da situação actual do concelho de Elvas, e levantada a questão é a vez de tomar posição neste interessante tema.
São dadas 7 hipótezes de resposta, faça seu juizo e ajude a encontrar uma possivel solução para o concelho de Elvas..
Como ja reparou a resposta 7 , deixa em aberto a hipótese de acrescentar uma nova ideia não presente nas 6 respostas anteriores.
Não deixe de participar, e caso tenha a solução.. utilize a caixa de mensagens deste comentario.

6 comentários:

Ze de Mello disse...

Bem Vindo à blogosfera Elvense!

Todos somos necessários e a pluralidade faz cada vez mais sentido nesta sociedade!

Bem Haja!

Elvascidade disse...

Bem vindo e bom trabalho.

Anónimo disse...

Em relação à sondagem que colocou on-line elas valem o que valem porque isto de votações na internet já sabemos como são...
Por isso vou deixar a minha opinião em relação às opiniões propostas:

Surgimento no concelho de médias e grandes empresas: todos os concelhos necessitam mais empresas para que terminem com o desemprego que sempre existe. A Câmara preparou este terreno com a construção de duas novas zonas industriais, com apoios às empresas e até com a ajuda à criação da Associação Empresarial de Elvas. No entanto, é sempre difícil atrair empresários para o interior.

Ser promovida a património da Humanidade - É sem dúvida algo que Elvas precisa e merece. Trará milhares e milhares de turistas que os empresários do concelho terão que saber aproveitar.

Apostar numa forte politica publicitaria e no Turismo - Hoje Elvas é uma cidade de eventos. Quase todas as semanas de Verão e Primavera temos eventos na nossa cidade que atraem milhares de pessoas. Por outro lado temos a candidatura a Património da Humanidade e novas medidas para o turismo: nova sinalética, igrejas abertas todos os dias...

Politica que vise devolver a população ao centro histórico - Penso que o nosso centro histórico não está tão abandonado como o pintam. Há mesmo muita gente a viver no centro embora os mais jovens normalmente optem pelos bairros. Comparada com outras cidades o nosso centro histórico está muito bom e tem sido bem recuperado pela Câmara Municipal: novas infra-estruturas em todas as ruas, nova iluminação, recuperação de centenas de edifícios, programas de apoio à recuperação urbana, recuperação de monumentos (Castelo, Sé, Casa das Barcas, Trem, Hospital Militar, Cine-Teatro, Cine São Mateus, Quartéis, Colégio Jesuíta e agora também o Jardim das Laranjeiras e os fossos das muralhas), etc. etc.

Renovação do comercio tradicional - Penso que isto é algo que tem faltado mas trata-se de algo do âmbito da mentalidade dos empresários que não renovam as suas estruturas.

Grandes eventos desportivos ou culturais no Coliseu de Elvas - Isto e algo que sem dúvida tem acontecido nos últimos dois anos e que revolucionou a cultura em Elvas e no Alentejo. Este grande palco já recebeu tantos eventos e tanta gente que já lhe perdi a conta. É uma mais-valia para Elvas e para esta zona do país.

Abraço,
Manuel Fernandes

Badji disse...

Desejo-lhe umas boas "inspecções" nestas andanças e bem-vindo.

Cpts.

Scottish disse...

Seja bem-vindo à Blogosfera Elvense Sr. Inspector.
Espero que este seja um blogue critico, mas de uma forma construtiva. Serei seguidor assíduo.

Quanto à sondagem, creio que Elvas necessita de tudo um pouco em relação às hipóteses apresentadas.
Pela crise mundial que também nos bateu à porta, penso que o surgimento no concelho de médias e grandes empresas, será a questão mais importante.
Há poucos dias publiquei no Três Paixões um post sobre o desemprego em Elvas, e a situação actual está muito complicada.
Elvas daria um passo importante ao tornar-se Património da Humanidade, e a aposta no turismo tornar-se-ia ainda mais pertinente.
Também sou apologista do regresso da população ao Centro Histórico, como forma de voltar a dar vida ao núcleo da terrinha. A consequência seria a renovação do comércio tradicional, e desta forma até se poderia pensar na criação do Centro Comercial aberto, várias vezes indicado na Blogosfera Elvense.
Os grandes eventos desportivos e culturais serão sempre necessários e não só no Coliseu.
Por tudo isto creio que justifico o que disse no início. Faz falta de tudo um pouco... :)
Grande Abraço

Três horas da manhã disse...

Inspector Elvense, força nisso!

Em Elvas urge o surgimento de empresas, sejam eles de que dimensão forem, esperemos que o TGV traga um novo impulso ao concelho de Elvas e não seja um flop como a A6!

Cumps