terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sondagem 2

Esta aberta mais uma sondagem no “Inspector Elvense”, sendo desta vez colocada a questão mais em voga neste momento.
Não é um tema que tenha surgido recentemente, pelo contrário! Ano após ano, verifica-se sempre o mesmo debate. Sendo que inclusive no ano passado, foi dito pelo presidente da autarquia que o local do carnaval 2009 teria que mudar. Esta mudança não se verificou, no entanto parece cada vez mais certa a necessidade de tomar partido de uma das opções, para se poder de uma vez por todas apostar em força e com bases certas no Carnaval de Elvas.
Pois de ambos os lados, os argumentos parecem coincidir nesse mesmo ponto, a de existir a necessidade de que o carnaval crie uma imagem de marca e a fomente para o concelho aproveitar o mesmo carnaval.
Nada mais simples de responder meus caros, ou sendo a favor da continuação do carnaval no centro histórico ou na cidade jardim, não deixe de participar nesta sondagem.
Vamos procurar esclarecer esta questão de uma vez por todas!

Engenheiros a mais

Todos nos devemos congratular pelo excelente jardim municipal que Elvas dispõe, pessoalmente penso que é um dos pontos mais bonitos da cidade.
A sua recuperação foi uma excelente aposta da parte da autarquia. Esta mesma recuperação foi feita em fases diversas, sendo a última, a que teve lugar na parte que entendia o mini-golf e o tanque. O resultado final, não se assemelha em nada aquilo que esperava, sendo aquele espaço completamente remodelado de uma outra forma.
Passa aquela zona a dispor de um parque de merendas, e existindo agora um pequeno campo sintético no local do antigo tanque. Um resultado final muito interessante, não fosse mais uma vez a questão do dinamismo (ou melhor, da falta dele).
Merendas e piqueniques nunca ali vi, já vi foi crianças sem acompanhamento de alguém responsável a tentar subir aquele bloco destinado a ser escalado e a caírem redondas no chão! Que felizmente esta (e bem!) preparado para tal.
Outra coisa que vi foi o campo ser destinado apenas á utilização de crianças menores de 12 anos… Porque? Não sei, alguém entendeu que se alguns jovens que não podem jogar noutro lado quiserem ali jogar, não podem!
Explicação?.. aparentemente e segundo o que pude constatar junto de um senhor que se apresentou como “Eng. Gama”, e que se auto-proclamou como “chefe e responsável da Câmara municipal” a placa que impede alguém com mais de 12 anos ali jogar é uma “parvoíce”! No entanto foi esse mesmo senhor que não soube ir falar com os jovens que ali jogavam, enviando um senhor que trabalha no jardim e que seguramente de todas as suas funções, nenhuma delas passa por policiar!
Falta de coragem do senhor Gama? Ou vontade de exibir o seu (aparente) poder junto dos funcionários do jardim, e dos seus amigos que tomavam copos de whisky no restaurante “flor do jardim”? Realmente não sei, talvez tenha sido um poço de ambas.
Mal senhor Gama, muito mal… se tanto poder tem, porque envia os outros a falar com o presidente para que este permita ali jogar maiores de 12? Porque não falou directamente com as pessoas e assume sua responsabilidade, usufruindo do aparente poder que dispõe?
Isso ficara por responder, ate porque se estivéssemos a falar de ciganos certamente já não faria mal, já não iria ninguém a incomoda-los!
Eu pessoalmente posso compreender que aquilo seja para menores de idade. Mas nesse caso, sou obrigado a pedir que se criem então as mesmas condições para os maiores de idade, ou que o polidesportivo do jardim seja aberto para quem lá requerer jogar!
É mais um pequeno exemplo daquilo que temos em Elvas, jovens com vontade de usufruir das condições que são criadas sem poderem, e gente que não usa seu poder para ajudar, mas pelo contrario, abusa desse mesmo poder.
A meu ver, esta cidade, assim como este Pais, tem engenheiros e doutores a mais, e pessoas com vontade de trabalhar e ajudar a menos!

Os "Responsaveis"

Durante estes últimos anos, tenho assistido a uma mudança no que respeita ás infra-estruturas desportivas na cidade de Elvas.
Tamanha iniciativa é de louvar, ficando o concelho equipado com uma série de equipamentos novos e prontos a criar um novo ponto de dinamismo nos habitantes, nas associações e nos clubes Elvenses.
No entanto, nada disto se tem verificado!
Vejamos e entendamos as coisas claras, Elvas dispõe de 4 campos de futebol, e a saber 4 polidesportivos (Bairro de São Pedro, Revoltilho, Bairro Europa, Raposeira e o do jardim municipal), mas no entanto o dinamismo simplesmente não existe!
Porque?.. simples, porque dinamismo não se cria com cimento.. Não basta as obras aparecerem feitas só porque “sim”, para a autarquia dizer que ele existe!
É necessária haver depois de as obras feitas, poderem ser utilizadas.
E é aqui que surge o problema. De que me serve enquanto Elvense e morador na cidade ter este conjunto de infra-estruturas que referi em cima, se depois não as posso utilizar?!
Jogar num dos estádios, torna-se impossível, tamanha a burocracia que os supostos “responsáveis” e autarquia criam. É necessário recorrer aos clubes, e como se sabe, Clube de futebol os Elvenses não têm equipa sénior, e o Elvas não é precisamente uma equipa distrital que deixem ir treinar quem lhe apetece. Depois estes mesmos clubes, não facilitam também, jogam a responsabilidade para a Câmara municipal e esta para os clubes.
Tão simples, tão claro e tão linear se apresenta a mesma situação em relação aos polidesportivos. Alguns senhores ditos “responsáveis” pelos mesmos, se julgam donos deles e aplicam sua lei como se estes fossem de alguma forma polidesportivos privados!
Assim sendo, temos um concelho repleto de condições para a pratica do desporto, mas este não se pratica porque as obras parecem ser só para “inglês ver”!
Resumindo, uma volta por Badajoz e pela sua zona desportiva, e é ver Elvenses jogar voleibol, ténis, squash e futsal. Porque ali sim criam as condições para as pessoas usufruírem delas, sem as malditas objecções que criam os ditos “Responsáveis” das zonas desportivas como aqui.
Assim não!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Desigualdades

Todos conheçemos o famoso "rendimento social de reinserção", implementado há mais de 11 anos pelo Governo socialista de António Guterres. Então era conhecido como "rendimento minimo garantido".
Pretendia-se suprimir situações declaradas como graves carências familiares, sendo uma medida que ajudaria à inserção social e professional dos beneficiários.
Uma excelente ideia, que a meu ver, como tantas outras no nosso pais acaba por ser mal aplicada, desenbocando em problemas de indole social, administrativa e económica!
Todos os anos se verifica o aumento dos mesmos subsidios, carregando mais o estado, que é o mesmo que dizer "os contribuintes".
Curiosamente (ou não), tambem o desemprego aumenta todos os anos..
Ora bem, eu nunca fui muito dado a matemática, mas é facil de fazer as contas..
Imaginemos então..
Se existem 10 pessoas, e dentro de essas 10 pessoas; 2 são jovens, 3 são idosos e 5 são adultos. Podemos concluir que os 5 adultos se trabalhadores, podem suprimir as necessidades dos outros 5 (estudantes e pensionistas) e a balança esta equilibrada.
Mas o problema surge quando dos 5 adultos, apenas 2 trabalham e outros 3 não.
É ai que a balança se desnivela e surge a DESIGUALDADE.
Obvio que nos tempos que correm, os empregos não estão a dobrar da esquina, mas não é por isso que deixa de haver trabalho para fazer!
Por isso gostaria que um dia se promove-se o "TRABALHO MINIMO GARANTIDO"!
Isso sim a meu ver seria uma medida que visaria implementar justiça social!
Porque é injusto andarem alguns individuos a descontarem durante muitos anos e terem muitas vezes uma misero vencimento mensal para que por sua vez, existam uns (cada vez mais) que passem a vida a receber os dividendos do trabalho que não fazem nem prestam a comunidade!
É insultuoso e degradante chegar aos correios e ver aquelas ordas de gente receber aquele dinheiro e ainda cuspir em cima de quem para eles "trabalha".
É por estas e outras que temos um pais de merda.

Resultados da Sondagem

Terminado o inquerito proposto por este blogue, chega a hora de analizar os resultados.
E o resultado não engana, eram 7 propostas e os participantes determinaram atravéz dos 67% votados que o "surgimento de médias e grandes empresas" é a medida mais necessária para o concelho!
Sem duvida que é aquilo que mais necessita Elvas, de um investimento externo ou interno que traga industria e com ela a possibilidade de existirem inumeros postos de trabalho.
Como é logico, um concelho onde é a autarquia o principal pulso de poder economico e empregador, é sinal de que falta poder empresarial a esse mesmo concelho. E alguns esforços visiveis se têm praticado pela Cãmara municipal, aos quais não tem havido correspondencia.
No entando questiono o facto de em todas as campanhas pré-eleitorais do partido socialista local se tomar como "bandeira" de campanha a vinda de uma empresa diferente.
Decerto que se iludiu muita gente com isso mesmo, e me pergunto que empresa sera nestas proximas eleições a "bandeira" socialista durante a campanha eleitoral..
Com 14% dos votos ficou a ideia de "renovar o comércio tradicional".
Algo que tem sido abordado por vários blogues, onde surgiram ideias interessantes.
Mas deixo aqui a minha ideia de que o comercio está parado muito por culpa da falta de dinamismo dos seus comerciantes, que pareçem perceber que ja não estamos no tempo das "vacas gordas". Ha que mudar de mentalidade!
Com 7 % dos votos fica a "Promoção de Elvas a património mundial da Humanidade".
Ja esta em curso o projecto que julgo ser muito importante e que sera apresentado em breve, vamos torçer para que a atribuição seja feita.
Com 3 % de votos ficou a ideia de que se devem fomentar e criar mais eventos nos diversos espaços que Elvas dispõe, para atrair mais gente ao concelho e dinamizar o comércio.
No entanto há sempre espaço para novas ideias, e dessa forma 7 % do participantes assumem saber o que Elvas precisa. Lamento no entanto que não tenham partilhado suas ideias, ficarei a espera que assim o faça.
Terei enorme prazer em tomar em conta as mesmas e porque não, partilhar as mesmas com todos os seguidores deste blogue.