quinta-feira, 5 de março de 2009

Resultados da sondagem 2 - Carnaval Internacional de Elvas

“Carnaval Internacional de Elvas 2010 fora da cidade!!!” … A avaliar pela contagem dos votos obtidos através da sondagem realizada por este blogue, seria esta uma notícia que não se desejaria verificada.
Confesso que fiquei algo surpreendido com os resultados da votação, embora consciente que num universo de apenas 26 votantes, é impossível chegar a uma conclusão válida. No entanto fica a clara ideia de que este é um assunto deveras pertinente e que divide a opinião Elvense.
Com um total de 57% das votações, vence o “NÃO”, deixando 42% dos votos para o “SIM”. Uma pequena diferença que deixa claro que existem algumas duvidas, sobre a mudança de zona que a cada ano é proposta.
Mas talvez a questão se prenda com outros factores, que vão mais além da localização do espectáculo. A meu ver, o Carnaval de Elvas é hoje, um motivo de orgulho para a região, e uma fonte de publicidade positiva do concelho! Sem duvida que é uma aposta ganha, da autarquia e das associações que anualmente investem no desfile que a todos nos anima. Mas como tudo, o carnaval deve evoluir, deve dar mais um passo em frente, e afirmar-se definitivamente!
E é aqui que penso que surgem as duvidas para muitos, porque de alguma forma o hábito cria as tradições, e para muitos dos que se habituaram a ver o desfile passar no centro histórico, temem certamente que o carnaval se desfigure, que perca a entidade criada!
Eu posso até compreender… Mas meus amigos, nesse caso então depois ninguém se venha queixar que o carnaval perca qualidade ou estanque!
Isso mesmo, porque os que defendem a realização do corso no centro histórico devem ser conscientes de certos pontos.
É a cada ano que passa para as autoridades e para a organização mais difícil preparar e organizar convenientemente o carnaval, pois o principal ponto de entrada dos foliões, grupos e comparsas é o mesmo dos milhares de pessoas que vão assistir.
Em termos de espaço para quem participa no desfile, temos como pista umas ruas estreitas que não permitem o correcto desenvolvimento das coreografias e que permitem que as pessoas atravessem nu meio das comparsas, ruas frias e que nos oferecem poça visibilidade, num percurso muito cansativo para os participantes.
Participantes estes que se têm de deslocar atrás das comparsas até a rua de alcamin (como que de uma procissão se trata-se) porque so ai e com reduzida visibilidade e sem lugar confortável é que poderão ver o que as comparsas prepararam em termos de coreografia!
Depois é a sujidade que fica, sendo que é certamente para as equipas de limpeza mais difícil a limpeza das mesmas.
E certamente outros pontos que agora não me recordo, mas que certamente os leitores bem conhecem.
Carnaval Internacional de Elvas cada vez melhor, é o que se pretende e que os Elvenses precisam!

4 comentários:

Anónimo disse...

A organização do carnaval deveria pedir apoio aos escuteiros!
Pelo menos assim os desfiles seriam mais compactos, e não ia aconteçer o que aconteçe as vezes! Que é passar um grupo muito rapido e depois levar-se 5 minutos a espera do seguinte.

Anónimo disse...

O que mais curto no carnaval é os da organização bebedos! xD

Anónimo disse...

Não percebo para que mudar o carnaval, acho que esta muito bem asim, tirando a situação dos reis! Isso sim é que havia de mudar, metam reis conhecidos!

Anónimo disse...

Os velhos do restelo querem sempre tudo estancado, não pode haver evolução que se exaltam logo!
Mas se o rondãozinho disser que o carnaval vai para fora, os mesmos velhos ja batem palmas e la vão todos felizesver o carnaval para fora. Gente de olhos tapadinhos e sem opinião pessoal é o que cada vez a mais nesta cidade pequenina de mentalidades.